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Você quer abrir uma
empresa – ou fazer do negócio que já tem – uma fonte de satisfação pessoal e
dinheiro sobrando no banco? É claro que quer. Você quer um mapa, um roteiro,
uma receita de como atingir esse objetivo? Nem precisa responder. O problema é
que isso não existe. Essa ilusão talvez seja um dos principais motivos da
falência da maioria das empresas brasileiras antes de completarem um, três,
cinco anos de vida. É que os olhos de muitos empreendedores são, às vezes,
maiores do que a boca. O sonho de sucesso não se realiza apenas com uma boa
ideia e vontade de trabalhar – coisa que o brasileiro e, em especial, os
pernambucanos têm de sobra. Em um mercado cada vez mais competitivo e
agressivo, é preciso preparo.
Com base em nessa experiência de
informatização e consultoria de micro e pequenas empresas, detectamos cinco
aspectos do empreendedorismo que merecem atenção especial de qualquer pessoa
que tenha ou pretenda abrir seu próprio negócio. Com o objetivo de fornecer
algo que se aproxime de uma receita de sucesso, consideramos os cinco
principais passos para você atingir sua meta. São os seguintes:
Planejamento
Sabe por que Ayrton Senna era
imbatível na chuva? Sim, claro que ele era talentosíssimo. Mas desde garoto,
quando corria no kart, ele ia para a pista quando começava a chover. Enquanto
outros voltavam para casa, ele ia treinar debaixo do temporal. O mesmo exemplo
vale para o empreendedor. Muita gente abre logo a empresa, começa a trabalhar,
mas não se prepara para isso, confiando apenas no talento. Elaborar um plano de
negócios é essencial para atingir o sucesso. Afinal, como alcançar um objetivo
se nem você sabe qual é?
Recursos Humanos
A sua empresa pode ser muito
pequena. Pode ter apenas um funcionário. Mas toda viagem, por mais longa que
seja, começa com o primeiro passo. Você pode ser o patrão, mas, acredite: um
funcionário pode destruir a sua empresa. E a culpa é dele? Não, é sua. Por
isso, o empreendedor precisa ler, pesquisar e aprender mais sobre liderança.
Existem técnicas para seleção de colaboradores, e não se pode contratar alguém
apenas porque você “foi com a cara” dele. Foi-se o também o tempo em que o
chefe mandava e o empregado obedecia sem pestanejar nem reclamar. Hoje em dia,
é preciso conquistar os corações e mentes para motivar a sua equipe. E se você
fez direitinho o planejamento do seu negócio, você saberá aonde quer chegar e
poderá cobrar objetivos dos seus funcionários.
Atendimento ao cliente
Se você contratou, treinou e
motivou seus colaboradores, o bom atendimento ao cliente será uma consequência
quase natural. Hoje em dia, com tantos produtos aparentemente parecidos e
preços muito próximos, o que pode fazer toda a diferença é como o consumidor se
sente no seu estabelecimento. Da mesma forma que os funcionários precisam se
sentir bem tratados, o cliente também considera isso essencial – mesmo que nem
se dê conta disso. Consciente de seus direitos, ele não quer ter a sensação de
que tudo que você quer dele é o seu dinheiro. Para isso, também existem
técnicas e o empresário tem que ler, pesquisar e acompanhar as tendências.
Internet
Muita gente ainda tem muita resistência às novas tecnologias
de comunicação. Não é para menos. A cada dia surgem novos equipamentos,
aparelhos, softwares e mídias sociais. Quando você se acostuma com uma coisa,
aparece outra que todo mundo parece ficar fascinado – menos você. Afinal, se já
dá tanto trabalho tocar o negócio no mundo real, como arrumar tempo para
administrá-lo no virtual? É verdade. Mas não tem outro jeito. Estar na internet
não é mais uma opção, um diferencial, mas sim uma necessidade. O lado bom disso
é que vale a pena. Lembre-se de que, na tela do computador, sua empresa tem o
mesmo tamanho de uma multinacional. Além disso, a internet faz parte do
atendimento ao cliente simplesmente porque ele está lá.
Gestão
financeira
Você sabe o que é margem de contribuição? E apuração de
resultados? E ponto de equilíbrio? Uma grande quantidade de empreendedores
nunca ouviu falar dessas expressões. E isso é um problema. Finanças e
contabilidade são como chuva para muitos pilotos. Mas se você quiser ser um
Ayrton Senna no seu ramo, precisa aprender. Mesmo com um negócio bem planejado,
com uma equipe motivada e com muitos clientes satisfeitos, sua empresa pode ir
por água abaixo sem uma boa gestão financeira. Quando malfeita, ela é uma
bomba-relógio. Aquilo que parece lucro pode ser na verdade prejuízo.
E fica aqui uma pergunta para você responder: Como fazer uma
boa gestão financeira sem uma informatização coerente do seu negócio?