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A Cartilha da Automação Comercial

27 de fevereiro de 2011




A Cartilha da Automação Comercial


A informática é utilizada atualmente em lojas de todos os portes. Isto se deve ao fato dos equipamentos (hardwares) e dos programas (softwares) estarem mais baratos e, consequentemente, mais acessíveis. Os lojistas estão podendo aplicar novas tecnologias para resolver velhos problemas e atender a legislação vigente. Por isso podemos afirmar que a Automação Comercial só tem a trazer vantagens para o lojista.

A produtividade aumenta com a Automação Comercial!
Basta olhar a sua volta: supermercados, lojas de departamento, de calçados, de confecções, entre outros exemplos, estão apresentando excelentes resultados com a utilização da informática. Porém, é importante que se faça um alerta: "automação" não é simplesmente tomar uma decisão, comprar os equipamentos e esperar os resultados de braços cruzados. A organização interna de sua loja é fator decisivo para que a automação traga os benefícios esperados. "Automatizar" é um processo que, uma vez iniciado, não termina nunca. Por isso é importante que você saiba exatamente o que esperar dele antes mesmo de começar.

Outro detalhe que não pode ser esquecido é o treinamento do pessoal. De nada adianta você adquirir os equipamentos mais sofisticados se seus funcionários e você mesmo não souberem tirar proveito das informações passadas por estes equipamentos e softwares.

A necessidade de automação do pequeno varejo à competitividade da empresa

A informática tem evoluído de uma maneira muito rápida; diariamente novas tecnologias surgem, substituindo as que estavam em uso. Quanto mais a informática evolui, maiores se tornam as suas aplicações.

Se você puxar um pouco pela memória lembrará que até há alguns anos, esta tecnologia não era acessível aos pequenos empreendedores do setor varejista e que muitos deles nem imaginavam os benefícios que ela traria. Felizmente esta situação mudou. A economia está passando por grandes transformações e o cenário do comércio varejista está mudando.

O consumidor está cada vez mais exigente. Hoje ele espera encontrar na loja uma variedade maior de produtos à sua disposição, deseja ser melhor atendido e, principalmente, procura sempre preços mais competitivos. Esta mudança no comportamento do consumidor serviu de alerta ao pequeno varejo. O varejista percebeu que se não implantasse as mudanças rapidamente, tornando-se mais competitivo, corria o risco de desaparecer.

Mudar para sobreviver!
Este passou a ser seu novo lema. Uma das mudanças exigidas foi a implantação da Automação Comercial. Através dela as pequenas empresas podem melhorar seu controle interno, criando condições mais favoráveis para enfrentar as novas exigências do mercado.

As aplicações e seus ganhos

Antes de continuar é importante que você saiba o que é Automação Comercial. Podemos entendê-la como o esforço para transformar tarefas manuais repetitivas em processos automáticos, realizados por uma máquina.

A sua inseparável caixa registradora pode ser considerada o primeiro esforço de automação. Ela realiza o registro das vendas e sua totalização, operações que antes eram feitas de forma manual.

Com a automação, a gestão do negócio passou por uma verdadeira revolução. Erros cometidos na digitação e na totalização, compra de produtos em excesso ou em quantidades menores do que as desejadas desapareceram. Os benefícios trazidos pela automação se estendem a quase todos os setores de uma loja; controle de estoques, financeiro, de contas a pagar e a receber, gestão de recursos humanos e de fornecedores passaram a ser realizadas com maior segurança. Os velhos fichários que exigiam um tempo muito grande na consulta e no retorno das informações, podem ser aposentados.

Hoje, graças à informática, consultar as informações de uma loja tornou-se uma tarefa rápida e confiável. Basta apertar algumas teclas e você terá acesso imediato aos dados de qualquer setor. Esta facilidade deixará você em uma situação mais privilegiada, pois sua atuação será mais eficiente.

"Automatizando" sua loja você passará a seus clientes uma imagem de empresa forte e inovadora, preocupada em atendê-los de maneira rápida e eficiente. Melhorar a negociação com seus clientes é outra vantagem que você perceberá. É só apertar uma tecla e a ficha completa do cliente estará à sua disposição, com todas as informações importantes sobre ele, tais como histórico de compras, de pagamentos, etc.

Novas estratégias de marketing poderão ser desenvolvidas graças à automação. Utilize-a para segmentar os clientes atuais, revitalizar o relacionamento com os clientes que, por algum motivo, deixaram de comprar em sua loja, e para melhorar suas atividades de mala-direta e telemarketing. Neste tipo de atividade, o fator tempo é muito importante. Valorize-o, oferecendo seus produtos a quem realmente pode comprá-los. Desta forma você estará valorizando também o seu dinheiro.

A Automação Comercial pode trazer muitas vantagens para sua loja. As que você acabou de conhecer são apenas algumas delas. Seja criativo, abuse de sua imaginação e, com certeza, você descobrirá sempre novas formas de aplicá-la para melhorar o seu empreendimento.

A concorrência

Se você é um varejista que deseja crescer é importante saber que muitos fatores podem determinar o sucesso de sua loja um deles é a concorrência.
Vista como uma ameaça, a concorrência pode servir de termômetro para novas tendências do mercado. Vigie os passos do seu concorrente e saiba tirar vantagem das observações feitas. Se o seu concorrente estiver pensando em "automatizar" a loja, pense nesta possibilidade o seu negócio; se ele ainda não pensou, antecipe-se e obtenha desde já esta vantagem.

O varejista encontra-se cercado de concorrentes por todos os lados. Além dos tradicionais há os varejistas sem loja;  os quais vendem seus produtos sem que os consumidores precisem sair de suas casas. Basta que possuam um computador, um telefone ou mesmo um aparelho de TV e os produtos virão até eles. Você deve ficar atento a esta nova tendência do mercado, pois o varejo sem loja pode comprometer o futuro do seu empreendimento.

O que fazer quando empresas de outras cidades e estados comercializam produtos iguais ou melhores que os seus a um custo menor, invadindo a casa do seu cliente? A resposta a este desafio tem que ser rápida e decisiva. Para enfrentar qualquer tipo de concorrência ameaçadora, é necessário aumentar a produtividade e melhorar o atendimento de seus consumidores; e não se iluda, só com a Automação isto será possível.

O controle interno e ferramentas de gestão

Pelo que foi visto até agora fica fácil perceber que a pequena empresa encontra-se numa posição delicada. Convivendo numa economia difícil, com margens menores, devido ao aumento da concorrência, e trabalhando com fornecedores mais eficientes, ele só tem uma saída: ou aprimora a qualidade do serviço prestado ou perecerá!

Tradicionalmente o pequeno varejo nasceu e cresceu ao redor de uma pessoa ou de um pequeno grupo. Esta pessoa era responsável pela condução de todas as operações da loja; esta é uma imagem que deve fazer parte do seu passado. Os tempos mudaram e é preciso evoluir para sobreviver; hoje o varejista deve acompanhar as transformações que estão acontecendo e fazer da tecnologia sua aliada inseparável.

Mesmo para uma loja de pequeno porte que trabalha com, aproximadamente, 2000 itens é impossível uma única pessoa ter em mente tudo o que é necessário para o bom andamento do negócio. Imagine ter que decidir sobre o que, quando, quanto e onde comprar, controlar o fluxo de estoques, conhecer os bons e maus clientes e ainda conseguir atendê-los de maneira eficiente. Com certeza, qualquer empresário que trabalhe desta maneira, viverá sempre com dor de cabeça.

Com  a Automação as tarefas repetitivas passarão a ser realizadas pelo computador deixando lhe livre para fazer aquilo que mais sabe: vender.

Procedimentos para "automatizar" sua loja: planeje primeiro!

Empresários que encaram a automação como um modismo passageiro, com certeza irão se arrepender no futuro. Se você está pensando em "automatizar" sua loja e deseja que esta operação seja um sucesso, é importante tomar alguns cuidados básicos.

A automação deve ser planejada nos mínimos detalhes. Não adianta imaginar que o processo de automação resolverá todos os problemas da sua empresa como num passe de mágica. Como foi dito antes não é um processo simples.
Planeje primeiro! Quais são os benefícos que a automação trará à sua empresa? Para descobrir quais são eles, responda às perguntas formuladas a seguir:

Estou plenamente convencido que "automatizando" minha loja resolverei os meus problemas? De que maneira a automação vai contribuir para resolvê-los? Quais são os benefícios para meus clientes? Minha loja se tornará mais competitiva? Estou disposto a gastar parte do meu tempo com a automação? Meus funcionários estarão dispostos a realizar o mesmo esforço? Terei dinheiro suficiente para "automatizar" minha loja? O quê a minha loja ganhará com o sistema de automação? Existem pessoas na minha empresa que já ouviram falar em Automação Comercial? Caso existam, qual é o conhecimento delas neste assunto?

Nenhum processo de automação dará resultado se o gerente e o proprietário da loja não se comprometerem com ele.

O empresário deve estar consciente de que algum tempo e dinheiro serão gastos neste processo mas que este investimento, muito em breve, permitirá uma competição de igual para igual com os demais estabelecimentos do setor.
Mas não basta somente o comprometimento do dono a participação dos funcionários é fundamental no processo; caso contrário, a implantação corre o risco de não dar certo.

É comprovado que as chances de sucesso na implantação da Automação Comercial são maiores quando conhecemos os sistemas, os equipamentos e os procedimentos que serão utilizados. É importante que você identifique entre seus funcionários aqueles que já possuem algum tipo de experiência; a contribuição de todos será fundamental para se obter o sucesso desejado.

Busque ajuda especializada de consultores em Automação Comercial

Se você não estiver familiarizado com os equipamentos e com os rocedimentos para iniciar seu processo de Automação Comercial, não julgue estas dificuldades como uma barreira - não desanime. É para isso que existe a ajuda especializada; não tente encontrar todas as respostas sozinho.

Este tipo de ajuda pode ser encontrada de diversas formas, eis algumas:

o   Converse com profissionais especializados em Informática e em Automação.
o   Procure conhecer outras lojas que atuem no mesmo ramo e que já tenham implantado o sistema de Automação Comercial.
o   Visite feiras que ofereçam produtos com aplicações parecidas com as que você procura. Troque idéias com os expositores e com os visitantes sobre o assunto.
o   Participe de palestras, seminários e treinamentos específicos sobre Informática e Automação Comercial; deste modo você estará aumentando sempre seus conhecimentos.
o   Solicite aos fornecedores, sem compromisso, demonstrações sobre equipamentos e sistemas que interessam a você.
o   Procure a ajuda do SEBRAE e de outras entidades para obter maiores informações e esclarecimentos.

A partir das informações que você reunir será mais fácil realizar uma boa escolha; lembre-se de guardar as informações!

Se você ainda estiver alguma dúvida em qualquer das etapas do processo de automação, não hesite procure um profissional experiente; o importante é que suas dúvidas não fiquem sem solução.


Levante as necessidades de sua empresa
Agora que você está um pouco familiarizado com a Automação Comercial é hora de fazer o levantamento das principais necessidades de sua loja. Caso existam pessoas que possam ajudá-lo nesta tarefa este é o momento certo delas participarem.

Faça um inventário das atividades realizadas na sua loja: Retaguarda e Ponto-de-Venda para descobrir quais poderão ser "automatizadas".

Para facilitar sua decisão, responda às seguintes perguntas para cada atividade:

·         Quais melhorias ocorrerão na minha loja se a atividade selecionada for automatizada?
·         Será que minha produtividade vai aumentar?
·         Poderei atender melhor meus clientes e oferecer produtos ou serviços de melhor qualidade?
·         Haverá economia de tempo e/ou redução custos?
·         Será que a agilidade da minha loja aumentará?
·         Minha loja se tornará mais moderna e competitiva?

Após concluir o levantamento é necessário estabelecer uma prioridade de ação. Comece pelas atividades que podem ser "automatizadas" de modo mais simples e rápido. Outra maneira é saber quais delas são realizadas de forma precária e onde a automação trará resultados positivos nas suas execuções.
O processo de automação não se realiza da noite para o dia; mesmo contando com a ajuda dos programas (softwares) integrados sua implantação é um pouco demorada e deve ser feita por etapas.

O segredo é estabelecer suas prioridades e concentrar-se nelas. Tentar resolver tudo de uma única vez só atrapalha o processo. Caso você tenha alguma dificuldade em relacionar suas atividades ou saber quais delas são as mais prioritárias, procure a ajuda de um consultor em Automação Comercial para orientá-lo.

Mas não esqueça: cabe a você estabelecer suas próprias prioridades; o próximo passo é escolher o sistema e o equipamento mais adequados para solucionar os seus problemas.

Escolha o sistema de Automação e Gestão, e os equipamentos adequados

a) O programa (software ou sistema)
Sabendo que se quer de um sistema de Automação Comercial, achar os fornecedores será uma tarefa simples.

Antes de começar a sua busca é bom saber que o equipamento não vive sem o programa e vice-versa; para escolhê-los você deve saber quais as funções que serão "automatizadas" e conhecer as informações que serão utilizadas.
Comprar equipamentos sem saber qual o programa que será usado pode provocar a sobrecarga deste ou até a sua subutilização; em outras palavras significa dizer que você estará arranjando problemas desnecessários e jogando dinheiro fora. Para evitar dores de cabeça tenha sempre em mente que a compra de um sistema deve ter uma finalidade básica: ser capaz de resolver os seus problemas.

Equipamentos e programas devem ser compatíveis, ou seja, devem trabalhar em harmonia; por isso nunca compre sistemas que não atendam as suas necessidades ou que exijam grandes mudanças nas tarefas realizadas atualmente.

Você pode contratar um profissional para desenvolver todo o sistemas ou adquirir pacotes prontos.

A primeira vai exigir que seja desenvolvido um sistema específico para o seu caso; seria a solução ideal mas o seu custo é elevado. Também existe as exigências fiscal e o Sistema precisa ser homologado, o que tem custos elevados.

Recentemente, muitos outros procedimentos estão sendo criados, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Contábil e Fiscal e o SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços). Além de criar processos de homologações para as empresas desenvolvedoras como o PAF-ECF e o TEF, o procedimento está criando uma nova realidade de mercado, separando as softwarehouses que possuem em equipe eficiente e produtiva das empresas amadoras.

Por isso, os pacotes prontos são uma opção interessante, pois eles podem ser usados nas áreas de Retaguarda (contas a pagar e a receber, emissão de cheques, controle de estoques, etc.) e no Ponto-de-Venda, podendo também serem ajustados às suas necessidades individuais.

Independente da sua escolha é importante que, na seleção do fornecedor, você observe com atenção alguns detalhes: garantia, idoneidade e experiência de seus fornecedores. E não esqueça, o TREINAMENTO e SUPORTE do Sistema é fundamental para uma boa utilização em sua empresa.

Em qualquer das situações, algumas recomendações são fundamentais:

1ª - Com certeza a sua loja vai crescer; e o programa deverá ter condições de absorver este crescimento.
2ª - Pense na modularidade do sistema; sistemas modulares permitirão que outros programas possam ser incluídos; desta forma você poderá realizar o processo por etapas, não concentrando o custo num único período.
3ª - Verifique a possibilidade de utilizar seu programa com outros que possam "conversar" entre si.
4ª - Evite implantar diversos programas novos ao mesmo tempo. A implantação deve ocorrer de acordo com as prioridades estabelecidas. Antes de implantar um novo programa, verifique se o anterior está funcionando corretamente.
5ª - Ao implantar um programa não abandone de imediato os procedimentos manuais; só deixe de utilizá-los quando o programa estiver 100% correto.
6ª - Na compra de qualquer programa, verifique se ele é compatível com os instalados e com o equipamento disponível.
7ª - Na compra de programas, solicite referências dos fornecedores sobre eles; para aumentar sua segurança, visite outras lojas que já possuam o sistema, observe as vantagens e desvantagens.
8ª - Procure fornecedores idôneos e com experiência na aplicação desejada.
9ª - Verifique as garantias oferecidas pelos fornecedores.
10ª - Faça uma previsão sobre o tempo que será gasto na instalação e adaptação do sistema às suas necessidades.
11ª - Não esqueça o treinamento. Trabalhar com funcionários despreparados lhe causará muitos aborrecimentos.

Algumas estratégias de implantação bem sucedidas estabeleceram primeiramente equipamentos de informática e automação nas atividades de Retaguarda. Depois de familiarizados com o uso da automação para o controle interno, passaram a implantar sistemas de atendimento e registro no Ponto-de-Venda.

b) O Equipamento (hardware)
A escolha do equipamento é uma das decisões mais importantes do processo de automação de uma loja. Como são muitas as opções disponíveis, o empresário, na compra de qualquer equipamento, deve considerar os seguintes aspectos:

Capacidade
Ninguém em sã consciência comprará um helicóptero para fazer entregas de pizzas no bairro! Este raciocínio se aplica também na compra de equipamentos de informática para "automatizar" uma loja.

Não se deve pensar no superdimensionamento se as necessidades atuais e futuras não o indicarem. Da mesma forma, de nada adianta comprar (ou manter) aquele computador antigo para gastar pouco na automação e comprar um programa que não funcione nele, ou ainda, comprar sistemas de leitura de código de barras usados, que cometem muitos erros na operação, só porque estão baratos. O dimensionamento ideal dos equipamentos faz parte de um bom processo de automação.

Modernidade
Comprar equipamentos antiquados é sinônimo de maus negócios para o futuro de sua empresa. Em qualquer compra, você deve observar sempre se o equipamento não está sucatiado; se sim, por que comprá-lo? É importante pensar não só no investimento inicial mas também na sua amortização e na funcionalidade.

Por exemplo: você pode comprar um equipamento de baixo custo, hoje, com uma vida útil de seis meses ou então um equipamento mais sofisticado, cuja aplicação possa durar de dois a três anos. Os investimentos iniciais serão diferentes, mas a médio e a longo prazo, com certeza o segundo equipamento lhe assegurará um maior retorno.

Garantia e Assistência Técnica
Os equipamentos de informática também podem apresentar defeitos! A a manutenção dos equipamentos deve ser considerada sempre como um investimento e jamais como um custo. Você só terá a noção exata de sua utilidade quando o equipamento quebrar no momento em que você precisar dele.

A assistência técnica não se destina apenas a equipamentos quebrados. Todos os equipamentos devem ser revisados periodicamente para evitar paradas desnecessárias em seu funcionamento. Verificar o período de garantia e sua cobertura é outro fator importante. Assim, você estará zelando pelo seu patrimônio e garantindo o seu investimento.

Tenha certeza do investimento: pense no futuro

Com certeza você não pretende inaugurar sua loja e fechá-la após dois meses! Pense nos objetivos de crescimento e de atuação com os olhos voltados para o futuro. A Automação Comercial deve ser vista como uma valiosa ferramenta para auxiliar no processo de crescimento da loja. Através dela, você aumentará seus controles internos e terá condições de conseguir novos clientes, bem como manter os clientes atuais.

Não dimensione o sistema pensando somente nas suas necessidades atuais. Com certeza o seu movimento crescerá e sua loja acompanhará este crescimento. Com isso, aumentará o número de itens em seu estoque; aumentará a necessidade de se possuir um controle financeiro mais eficiente, um melhor controle sobre os fornecedores e assim sucessivamente, numa verdadeira reação em cadeia.

Apesar de todo o avanço tecnológico da informática, é preciso ter em mente um horizonte de tempo; e sobre este tomar suas decisões com relação a equipamentos.  A próxima decisão a ser tomada é saber o quanto será gasto com tempo e dinheiro no processo de automação.

O investimento no seu futuro

É importante que você saiba o quanto vai gastar na implantação do seu sistema de Automação Comercial. Com esta informação será possível calcular o custo-benefício e as necessidades de desembolso ao longo do período. Para chegar ao valor total, organize primeiramente uma lista com todos os itens necessários para automação. Observe a seguir algumas sugestões.  Através deste quadro, obtém-se uma outra informação importante: a da negociação com os fornecedores, que será essencial após conhecer as necessidade de tempo, equipamento e dinheiro, em cada uma das etapas.

Verifique o custo de cada item e as formas de pagamento oferecidas pelos fornecedores selecionados. Os custos que não forem fixados deverão ser estimados. Estas despesas devem ser realizadas num determinado período de tempo e você deve ser capaz de saldá-las. Por isso é importante que o orçamento seja feito com todo o critério.

Organize um quadro para ajudá-lo a saber quais os melhores investimentos ao longo do tempo. Na primeira coluna coloque os itens que você levantou anteriormente, sendo que na primeira linha deverá constar o tempo em semanas ou em meses. As necessidades de capital de cada um dos itens deverão ser incluídas nos seus meses ou semanas respectivas.

Após incluir no quadro todos os dados necessários, você poderá ter uma visão completa de como os desembolsos ocorrerão ao longo do tempo. A partir dessa visão será possível direcionar de forma mais eficiente os investimentos a serem feitos de acordo com as necessidades surgidas.

Lembre-se de que a automação não se faz somente com equipamentos. É necessário que existam pessoas capazes de operá-los adequadamente. Por isso separe sempre uma parte do orçamento para as atividades de treinamento e consultoria pós-instalação.

Associação para aquisição! Uma solução viável

Se você não tiver interesse em adquirir os equipamentos de imediato, ou seu capital não seja suficiente para isso, existem outras alternativas para solucionar o problema. Uma delas é a participação em consórcios que fornecem equipamentos para automação. Neste caso, verifique sempre a idoneidade das empresas administradoras dos consórcios.

Outra opção é buscar financiamento em instituições financeiras ou governamentais, que podem auxiliá-lo a tornar realidade o seu programa de automação. Existe também a possibilidade de se alugar ou fazer arrendamento mercantil (leasing) de equipamentos. São opções atraentes, uma vez que você não imobiliza seu capital e os custos podem ser incluídos como despesas da empresa.

Uma quarta opção é a formação de um grupo de interessados em adquirir equipamentos e sistemas semelhantes. Como nessa associação o volume de recursos será maior, o poder de barganha com os fornecedores também será aumentado.

Outra vantagem da associação é que o grupo não precisa se desfazer após comprar os equipamentos necessários. Ele pode aproveitar a experiência adquirida e se transformar numa cooperativa, comprando suprimentos e demais itens necessários ao bom funcionamento dos sistemas instalados.

O treinamento do pessoal da loja

O Sistema (software) de automação normalmente apresenta dois módulos básicos: o “Frente de Caixa” e o “Retaguarda ou Administrativo”. O Sistema de Retaguarda é que incorpora recursos de Gestão com ferramentas admnistrativas fundamentais para gerir seu negócio. Os proprietários, gerentes, pessoal de escritório precisam ser bem treinados para poder tirar o melhor proveito das ferramentas administrativas oferecidas pelo Sistema.

Já o sistema de “Frente de Caixa” requer a utilização dos equipamentos disponíveis para o varejo, o que também precisam de pessoas para operá-los! Existe uma falsa idéia de que a compra de equipamentos para a Automação Comercial significa a dispensa de funcionários. O que se observa na prática é que funcionários bem treinados proporcionam aumento de produtividade. Este aumento é conseguido porque em todas as operações realizadas na loja haverá uma considerável redução no tempo gasto e nos erros cometidos.

Quando os funcionários percebem que está havendo investimento no seu aprimoramento profissional, eles sentem-se motivados e isto é sinônimo de aumento na produtividade.

Para que o processo de treinamento obtenha êxito, você observe os seguintes aspectos:

a)   selecione as pessoas que serão treinadas de acordo com as atividades que elas desempenham ou seus departamentos;
b)   aqueles que não possuem conhecimentos anteriores sobre o assunto, devem ser submetidos a um curso de Introdução à Informática ou ao Sistema que será utilizado;
c)   os treinamentos devem ser feitos por empresas especializadas;
d)   para reduzir seus custos, consulte as associações de classe; muitas delas oferecem estas opções a custos subsidiados para seus associados.

Mesmo após terminado o período de treinamento, os funcionários devem continuar sendo avaliados e treinados continuamente. O acompanhamento deve ser feito por um funcionário experiente.

Dê o exemplo incentive seus funcionários a se manterem atualizados, participando de cursos e palestras; deste modo, eles perceberão que a tecnologia impõe desafios diários e quanto melhor preparados estiverem, maiores serão as chances de crescimento profissional.

Tecnologias e equipamentos disponíveis aos varejistas

Para que o varejista possa implantar um sistema de automação que satisfaça as suas necessidades, é importante que ele saiba exatamente o que está disponível no mercado.

Algumas de suas perguntas precisam de respostas rápidas.

·         Quais são os equipamentos que podem ser utilizados?
·         Que vantagens esses equipamentos oferecem?
·         Que cuidados devem ser tomados na compra destas tecnologias?
·         Como se integram os diversos equipamentos?

Tão importante como obter as respostas é ter consciência de que a tecnologia evolui a cada dia e isto obriga o varejista a manter-se constantemente atualizado. Além dos avanços tecnológicos, os preços dos equipamentos estão sendo reduzidos sensivelmente. Com isto os proprietários dos pequenos empreendimentos estão tendo acesso à tecnologias antes só possíveis aos grandes varejos.

Automação comercial: Um processo irreversível

O material que você acabou de ler abordou diversos aspectos sobre Automação Comercial. Através dele foi possível perceber a necessidade da tecnologia num mercado cada vez mais competitivo e automatizado. Todos os conteúdos foram abordados de forma simples, com o objetivo de facilitar o projeto e a implantação de um sistema de automação.

A partir do momento que você procura saber o que é e como fazer para automatizar sua loja, você acabou de dar o primeiro passo dentro do processo de automação. O importante é não parar neste primeiro passo, pois muitos outros terão que ser dados. Em qualquer das etapas do processo é fundamental fazer um planejamento prévio de cada uma delas, colocando no papel as tarefas que forem mais importantes, o tempo que será gasto para realizá-las e o capital necessário para atingir os objetivos propostos.
A tecnologia e a sua constante evolução fazem parte da sua realidade. Incorpore-a ao seu dia-a-dia e faça dela sua aliada permanente. Garanta a sua sobrevivência num mercado competitivo, administrando de maneira eficiente o seu varejo, consultando especialistas, se necessário, e procurando encontrar novas soluções compatíveis com seus objetivos.

Veja algumas vantagens da Automação Comercial que relacionamos:
  • Acesso automático às informações de clientes e fornecedores
  • Controle de preços efetivo e rápido
  • Acesso às informações de estoque rápido e preciso.
  • Controle de custo e formação de preço de produtos
  • Análise de vendas acumuladas
  • Análise do custo/benefício de produtos
  • Reavaliação de Margens
  • Melhorar compras
  • Diminuir estoques e ter produtos eficientes
  • Controle financeiro rápido e preciso
  • Relatórios Gerenciais para auxílio à tomada de decisões na Gestão
  • Atendimento rápido e personalizado ao cliente
  • Diminuição de furtos
  • Imagem de seu estabelecimento mais moderno
 
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