Uma pesquisa americana realizou um estudo que 50% dos funcionários trabalham apenas 15 minutos antes de cair em alguma distração. Esse número sobe um pouco mais, 53% perdem mais de uma hora com tarefas desnecessárias, interrupções e distrações.
Um dos grandes vilões são as mensagens, vindas do celular, redes sociais e e-mails pessoais. Manter o foco parece em um primeiro momento complicado, mas com 2 palavras fundamentais, esta tarefa fica mais fácil, organização e disciplina. Mudar a forma como as pessoas estão acostumadas a trabalhar é uma tarefa complicada, mas com algumas técnicas e disciplina o seu dia pode render muito mais.
Você pode se perguntar, mas tenho tanta coisa para fazer, meu dia é muito conturbado, não vou conseguir ter tempo. O dia de todas as pessoas é complexo e porque algumas destacam-se e conseguem um alto grau de concentração e foco?
O CEO da Agência ISSO É.com, Alex Villaverde testou durante meses algumas técnicas e mudanças em alguns hábitos e descreveu em onze passos o sucesso dos grandes líderes que possuem foco, atenção e concentração nas tarefas que estão sendo executadas, poupando tempo e evitando o retrabalho.
Passo 1 – Noite de Sono
• Tenha uma rotina para dormir bem, com horário para deitar e levantar.
• Lembre-se, não somos uma máquina e nosso corpo e mente precisam estar 100% preparados para a tarefa do dia a dia.
• O mínimo são 6 horas e o ideal 8 horas de sono.
Passo 2 – Café da Manhã
• Estudos comprovam que a primeira refeição do dia é a mais importante e melhoram a concentração e a atenção.
• A alimentação equilibrada vai evitar mudanças repentinas de humor durante o dia.
• Antes de tomar o seu café da manhã, não abra e-mails, não veja mensagens, faça uma refeição tranquila.
Passo3 – Exercícios
• Praticar exercícios diariamente deixa o nosso corpo ativo e melhora o raciocínio e o foco.
• Quem se movimenta é muito mais feliz, a liberação de hormônios proporcionada pela prática de esportes conhecidamente promove uma sensação de bem-estar e satisfação.
Passo 4 – Tarefas Planejadas
• No dia anterior, faça uma lista de tudo que você tem para fazer no dia seguinte.
• Agrupe por categorias e grau de dificuldade, tente resolver os problemas mais simples primeiro.
• Siga a lista rigorosamente, só passe para a próxima tarefa quando concluir a tarefa atual.
Passo 5 – Ambiente Preparado
• O ambiente de trabalho deve ser organizado e preparado para um dia de muitas tarefas.
• A mesa precisa conter apenas o necessário para executar as tarefas do dia.
• Coloque o celular no mudo, desligue as redes sociais e mantenha focado no que precisa ser feito.
Passo 6 – Parar é necessário
• Não somos uma máquina e precisamos respirar, então a cada hora trabalhada, faça uma pausa de 5 minutos.
• Quando estamos com a cabeça descansada, além das ideias aparecerem mais rápido, o rendimento aumentará.
Passo 7 – Uma tarefa por vez
• Não tente ser multi tarefa, realizar diversas coisas ao mesmo tempo prejudica sua atenção e compromete a qualidade do trabalho.
• Dedique seu tempo para executar uma tarefa por vez, com foco e dedicação você ganhará mais tempo ao longo do dia.
Passo 8 – Domine os e-mails
• Sem dúvida é dos principais vilãos dos tempos de hoje, você precisa dominar os seus e-mails.
• Marque a quantidade de vezes que você precisa checar os e-mails, eu me condicionei a olhar 4 vezes por dia.
• Quando chegar os e-mails, catalogue e tome uma atitude, não fique lendo os mesmos e-mails toda vez que você abrir o mensageiro.
Passo 9 – Fones de Ouvido
• Uma das formas de concentração é isolar os ouvidos, uma ótima dica é escutar sons de natureza ou música instrumental.
• Evite músicas com refrãos conhecidos, isso pode atrapalhar, porque o cérebro vai pensar mais na música do que na tarefa.
Passo 10 – Mire os Objetivos
• Uma das formas de resolvermos uma tarefa é ter um objetivo, ou seja, quando terminarmos esta tarefa o que ganhamos e se não terminar o que iremos perder.
• Enxergar os benefícios é a melhor forma para fazermos as tarefas com mais prazer.
• Crie recompensas, depois de terminar as tarefas complexas, coma um bombom, veja um vídeo ou utilize qualquer prêmio que te faça feliz.
Passo 11 – Cenários de Urgência
• Uma forma de medirmos a capacidade de lidar com o tempo é criar um cenário de urgência, marque um horário para terminar as tarefas do dia e foque para terminar antes disso.
• Este é um exercício que você vai se surpreender, e te mostrar que sempre temos tempo.
Aprenda a organizar radicalmente o seu tempo, reduzir o estresse e se tornar 10x mais produtivo. Tudo faz parte de um treino e da força de vontade, você consegue.
Fonte: Revista Incorporativa