Palestra no SEBRAE Garanhuns une empresas e entidades
para sensibilizar e
capacitar gestores do comércio
Aconteceu na última quinta-feira,
20, no Auditório da Unidade de Negócios do SEBRAE Agreste Meridional, em
Garanhuns, a Palestra “Gestão e Concorrência: Se Diferencie ou Fique Fora”, uma
parceria do SEBRAE Agreste Meridional, CDL-Garanhuns, ÍCONI Informática e
Consultoria, SEVEN Assessoria Empresarial, ÁGUIA Distribuidora de Alimentos,
ARPA Sistemas de Informação, Banco do Brasil, Banco BFC e Grupo Maratá.
Criszógenes Lúcio, Gestor da
Águia Distribuidora de Alimentos, idealizador do evento, abriu a palestra sensibilizando os integrantes do comércio,
do mercado varejistas e atacadistas de alimentos para a necessidade de melhorar
sua gestão para concorrer com grandes grupos econômicos que estão se instalando
em Garanhuns e no Agreste Meridional. “Como
empresário e tendo meus clientes como parceiros, idealizei esta palestra e o
curso que iniciaremos em outubro com o intuito de capacitar os gestores,
funcionários e empresas para melhorar a gestão de seus negócios para estarmos
mais bem preparados para enfrentarmos a concorrência”, comenta Criszógenes.
“Não somos um cidade isolada do contexto
estadual, nacional e mundial, a globalização é uma realidade que impacta a vida
de todos nós, empresários e cidadãos”, conclui Criszógenes.
Em seguida, Raimundo
Barreto, consultor, professor e Diretor da ÍCONI Informática e Consultoria, fez
uma breve apresentação discutindo a importância da Informática na Gestão para
as micros, pequenas, médias e grandes empresas. Foi parte da discussão do Sr.
Raimundo Barreto o uso consciente e completo de softwares de gestão, controles por meio de relatórios gerenciais e
a atenção para a atualização constante do empresário da tecnologia da
informação.
Aproveitando a presença do
sócio-diretor da ARPA Sistemas de Informação, Paulo Sérgio, de Concórdia, Santa
Catarina, o mesmo apresentou o Sistema Control, um sistema completo, robusto e
que facilita em muito a rotina de trabalho em uma empresa, seja de uma micro,
pequena ou média empresa.
Na sequência, Jose
Lindenberg Filho, professor assistente I da UFPE e sócio-capitalista da Seven Assessoria e Consultoria Empresarial, fez
uma breve explanação dos efeitos do planejamento tributário no lucro, custo e
competitividade para os micros, pequenos, médios e grandes empresários. Em
especial abordou o tema Planejamento Tributário para as empresas, enfatizando a
importância da escolha correta do regime tributário com base em aumentar a
rentabilidade e a lucratividade das organizações.
Sobre o curso que iniciará
em outubro, Lindenbergue comentou: “Este
curso foi montado para atender as necessidades atuais dos comerciantes e terá
três módulos distintos. O primeiro, sobre Custos, tributação e planejamento
tributário, paralelamente o de Práticas de Informática na Gestão e o oferecido
pelo SEBRAE sobre Organização Empresarial”.
Por fim, tivemos a fala dos
senhores Silvio, Superintendente do Banco do Brasil, Fernando, Gerente do Banco
do Brasil Garanhuns e Emanuel, Gerente de Negócios do Banco BFC, que explicaram
alguns produtos que os bancos oferecem e que podem ajudar os empresários nos
investimentos em suas empresas, visando melhorar as instalações, equipamentos,
capital de giro e outras necessidades. O apoio das entidades financeiras é
indispensável para melhor preparar as empresas para este momento de crescimento
econômico de Garanhuns, de Pernambuco e do Brasil. “Os bancos, hoje, funcionam como instituição de consultoria financeira
para seus clientes e empresários. O relacionamento dos bancos com as empresas
está se estreitando e, por isso, apoiamos esta iniciativa e estaremos presente
no curso promovido para explicar, aos empresários, como os bancos podem
auxiliar os empresários e empresas no seu desenvolvimento econômico”,
comenta Silvio, superintendente regional do Banco do Brasil.
No final da Palestra, os
participantes desfrutaram de um momento de confraternização e conversa em um
Coffee Break patrocinado pelo Grupo Maratá.